É cada vez maior o número de interessados em aplicar técnicas de tear, tricô e crochê na decoração de casa.
Manta para o sofá, um tapete felpudo para pisar , capas para almofadas. Quando estamos no inverno, quem sabe manusear agulhas, procura um bom novelo de lã para esquentar a casa. Criar peças utilizando o crochê e o tricô tem sido muito aplicado por quem sabe fazer.

Manta feita com fio Craft 100% algodão

Pufes revestidos com craft de acrílico

Poltrona em crochê criar ar de aconchego no ambiente
Para quem não sabe, a Novelaria, um espaço que mais parece uma sala de estar da vovó, dá uma mãozinha para os interessados em começar a praticar a técnica de tear, tricô e crochê.
A ideia de criar a loja e a escola veio depois que Lica Isak sentiu vontade de resgatar o gosto que tinha desde a infância de costurar e tricotar. De acordo com ela, hoje o mercado oferece muito mais variedade e qualidade de lãs. Em uma viagem para Los Angeles conheceu uma infinidade de lãs de todas as cores e toques muito mais suaves. Lica percebeu que era o momento de abrir um negócio para reunir pessoas que gostam desse universo.

Ambiente da Novelaria

Detalhe de novelos de lã na prateleira da Novelaria. A loja também tem venda online

Peças feitas em tricô e crochê coloridas aconchegam e alegram a casa
Na Vila Madalena, a Novelaria abriga uma prateleira lotada de novelos coloridos e também algumas peças prontas disponíveis para compra. Mas o maior movimento do lugar acontece nos sofás espalhados pelo espaço. Com agulhas nas mãos e novelos no colo, alunos trocam ideias e tomam chás preparados no Kinit café, que funciona ali mesmo, enquanto fazem aulas d três horas, individuais ou em grupos. O ambiente é feito para promover encontros. Mesmo quem tem aula particular troca ideia com outros alunos e professores, já que todos ficam no mesmo espaço. Alguns professores são mestres na técnica, outros trazem um olhar moderno para p que é produzido. A escola tem o intuito de resgatar essa prática com uma nova abordagem.

Detalhe de algumas peças feitas em tricô
A produção acompanha as estações do ano. Para o inverno fizeram muitas mantas e tapetes de crochê para casa. Cada vez mais a escola recebe jovens interessados em produzir peças para decorar a casa. As ideias vão de pequenos acessórios, como capas para almofadas, até projetos que incluem revestir móveis com fios mais leves, feitos de sobras da indústria têxtil.
De olho nessa ideia, a Pingouin acaba de lançar o fio Craft, idealizado especialmente para decoração. Com espessura encorpada, feito de algodão e acrílico, ele foi feito para cair bem quando usado para revestir móveis. Irit Czerny, coordenadora de desenvolvimento de produto e estilo da marca, fala que coisas hand made são uma tendência em todo o mundo e reflete a vontade de criar peças únicas, que possam traduzir nosso olhar sobre o mundo.
ZAGDICAS
- Peças feitas em tricô e crochê precisam ser muito bem cuidadas pois facilmente um ponto pode ser puxado e geralmente não tem concerto
- Se você procura aquecer um ambiente, faça uso de peças ou móveis feitos de tricô e crochê!
- Essas técnicas trazem um colorido e texturas únicas a objetos básicos, dispensando qualquer reforma a base de lixa e tinta