Cangaço: Irmãos Campana

Já há algumas décadas sendo os designers brasileiros de maior projeção no cenário internacional, os Irmãos Campana sempre se interessaram pela ideia de transformar. De trazer a móveis feitos em larga escala, materiais e técnicas irreverentes ao universo da grande indústria moveleira. Assim como dotar peças únicas, de fonte artesanal, de uma qualidade superior de concepção e acabamento. A atenção dos designers está, em 2015, dividida a indústria e o artesanato.

Uma de suas prioridades é ampliar o acesso às suas criações. O valor cobrado por seus móveis, produzidos na Itália, não depende apenas deles. A linha Estrela, que foi lançada a pouco tenta cobrir essa lacuna. É uma linha feita em aço que tem um estilo todo próprio, muito bacana para combinar com móveis mais “pesados” como a madeira! Muitos consumidores que anseiam por uma peça autêntica Campana em casa, poderão realizar seus desejos… Composta por uma poltrona, uma cadeira, dois modelos de mesa, sofá e luminária, a coleção tem preços que variam de R$1.800,00 a R$13 mil.

Banco em aço da linha Estrela

Banco em aço da linha Estrela

Cadeira em aço- linha Estrela

Cadeira em aço- linha Estrela

Produzida em Indaiatuba (SP), a série Estrela excede em tecnologia ao propor móveis de aço obtidos da junção, por solda robotizada, de placas circulares, recortadas a laser. Com esse processo é possível obter formas curvas, mantendo sempre a mesma espessura.

Como muitas das criações dos Campanas, a inspiração veio da natureza. Dessa vez, na forma de colônias formadas pelas bolachas-do-mar (parentes próximos das estrelas-do-mar). Estilizado pelos irmãos, o desenhos dos pequenos seres foi multiplicado em peças de diferentes diâmetros que, uma vez soldadas, deram origem a superfícies únicas.

Sempre pairando nas ideias da dupla, o desejo de criar o único foi também o que impulsionou diversas criações apresentadas na Semana de Design de Milão em 2015. O mais recente trabalho dos designers é a coleção Cangaço lançada pela galeria de design Firma Casa.

Poltrona com estrutura de aço, palha trançada e couro

Poltrona com estrutura de aço, palha trançada e couro

Armário de madeira e couro com tachinhas metálicas

Armário de madeira e couro com tachinhas metálicas

Sofá de aço, palha trançada e couro

Sofá de aço, palha trançada e couro

Detalhe do sofá

Detalhe do sofá

O primeiro contato dos irmãos com Espedito Seleiro se deu através do projeto ArteSol, uma organização que estimula a produção de cooperativas de artesãos de todo o país. A riqueza de detalhes e cores do trabalho em couro impressionou de imediato. Os irmãos então fizeram um convite de criar peças que funcionassem como suporte para a obra de Espedito.

Aceita a parceria, não demorou mais que seis meses para a linha em conjunto ficar pronta. Os Irmãos fizeram questão de preservar os ícones e o colorido singular de suas composições apesar de Espedito ter dado plena liberdade para eles criarem as formas dos objetos onde iria trabalhar.

Com exceção da estante, revestida no material, como regra geral dos móveis desenhados pelos designers são todos “vestidos” por capas de couro elaboradas por Seleiro, salvo nas áreas onde recortes deixam prever trechos de palha trançada.

As peças da coleção Cangaço, parceria dos Irmãos campana e do mestre Espedito Seleiro

As peças da coleção Cangaço, parceria dos Irmãos campana e do mestre Espedito Seleiro

Composta por cinco peças- cadeira, poltrona, sofá, espelho e estante- produzidas em tiragens limitadas, de 25 a 75 unidades, Cangaço será comercializada por preços altos que não são nada convidativos para uma grande faixa de público mas bastante adequados para o concorrido mercado dos colecionadores internacionais.

Poder ter uma peça dos irmãos Campana é algo único. Elas têm uma identidade particular que cria um tom especial em qualquer ambiente!

DestaquesInteriores

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *