Há algum tempo o banheiro já ganhou importância dentro do projeto da casa. A escolha do revestimento define a personalidade do banheiro e pode deixar o espaço ainda mais funcional. Esta escolha é parte essencial na busca por tornar o ambiente também uma área de estar. Existem opções infinitas de combinações para valorizar o banheiro..
A compra das pastilhas pela proprietária do banheiro criado pela arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, foi o ponto de partida pois ela queria que o banheiro da suíte fosse colorido. Escolheu vários tipos de pastilha e a solução foi criar um painel no box. O balcão em madeira clara deu leveza ao banheiro.

Painel de pastilhas de vidrotil na área do box e o restante do banheiro branco para não “brigar”com o painel
A cerâmica cor-de-rosa em formato de diamante deu o tom feminino do banheiro projetado pelo escritório Forma 011. A escolha do revestimento foi o pronto de partida e como ele é bem marcante, foi usado somente na parede da pia e no box. Os metais escolhidos em tom de cobre criam um ar vintage ao banheiro, que recebeu porcelanato que imita concreto, no piso. Para dar um aspecto “roots” para este banheiro, o armário embaixo da pia foi feito com OSB, painéis de madeira normalmente usados em tapumes.

A cerâmica Diamond, da Decortiles, revestiu as paredes e deu um ar feminino que contrasta com o piso de porcelanato e a meia parede de box em concreto
Pastilhas de vidro foram a opção escolhida pela arquiteta carioca Paula Neder, para este banheiro. Na intenção de buscar inspiração na paisagem sem que fosse nos objetos de decoração, que seria muito previsível, escolheu então o revestimento de Vidrotil azul.

Este banheiro, no Rio, tem parede revestida em pastilhas em degradê da Vidrotil e banheira da Sabbia branca que contrastam mto bem entre si
O Studio Ro+ca encontrou no revestimento a solução para criar um banheiro com fácil manutenção e de estilo minimalista, como o apartamento. Nas paredes foram instaladas placas de vidro verde e na bancada e interior do box nanoglass, uma superfície cristalizada de vidro, feita para ter brilho, espelhado e ser durável. Gabinete embaixo da bancada para organizar os produtos muito clean para valorizar ainda mais o revestimento. O espelho foi aplicado em um nicho de inox que também serve como apoio para pequenos frascos.

Placas de vidro verde da Ekko revestem as paredes do box. Louças e metais modernos da Vallvé
As arquitetas Silvana Nogueira e Andrea Dinelli acharam na madeira a forma de realizar o desejo da cliente de ter um banheiro rústico. O piso de porcelanato facilita a manutenção e a peroba de demolição no painel e no gabinete deu o ar rústico desejado. Importante nunca esquecer do tratamento de impermeabilização na madeira!
O banheiro ficou clean mas também muito sofisticado!

Piso em porcelanato da Portobello, bancada de limestone, painel e gabinete em madeira com tratamento para umidade
O banheiro criado pelo escritório Casa 100 arquitetura, foi feito nos tons de azul para combinar com os outros ambientes deste apartamento. A cor predomina nos azulejos decorados e no gabinete em laca feito pela HDS Marcenaria. Box com piso de madeira de demolição e paredes com revestimento de cimento queimado dão um ar moderno e também contrastam bastante com a cor azul.

Paredes revestidas em azulejos portugueses. Piso do box em madeira de demolição que cria um efeito lindo junto com as cores dos azulejos
ZAGDICAS
Prós e contras dos revestimentos
- Mármore – É um material nobre e pode ser cortado no tamanho necessário, ou seja, seu ambiente ficará livre de emendas. Por ser poros, mancha com facilidade. Qualquer produto com corante pode danificar permanentemente a superfície. A manutenção deve ser feita com vassoura de pelo macio, para evitar riscos, e pano úmido com detergente neutro diluído em água.
- Cerâmica – Ë fácil de limpar, não mancha e é resistente. A manutenção pode ser feita com água ou pano umedecido com produtos específicos para o material. As peças de tamanhos limitados, ainda que o mercado ofereça tamanhos grandes, portanto, não há como fugir será preciso usar rejuntes que acumulam sujeira e mofo.
- Pastilha – Com muitas opções de cores e texturas, é de fácil manutenção. São bastante resistentes ao contato com a água. Pode ser necessário trocar uma ou outra peça que venha a se soltar.
- Ladrilho Hidráulico – Tem inúmeras opções de desenhos e combinações de cores, o que permite personalizar a decoração. É preciso aplicar uma resina após a instalação para que fique impermeável. Produtos com coro podem manchar as peças.
- Madeira – Proporciona sensação de aquecimento, deixando o ambiente mais acolhedor. Deve passar por tratamento de impermeabilização, para que não estrague em contato com a água.