Grafite em Domicílio

Nas paredes e nos muros, nada de quadros, pôsteres ou estantes. Para os admiradores da Street Art, o grafite sai das ruas e ganha destaque na decoração, nao só na área externa mas também na sala de estar. Muitas pessoas tem optado pelos traços da arte urbana na área da piscina, da sala de estar ou jantar. O local fica mais “atraente” com os grafites que a pouco tempo eram presença marcada somente nas ruas.

O grafite surgiu na década de 70, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. O mesmo está ligado diretamente a vários movimentos, em especial o Hip Hop. O Grafite expressa a realidade das ruas.

No Brasil, o grafite foi introduzido no fim da década de 70 em São Paulo. Os brasileiros nao se contentaram com o estilo do grafite norte-americano e começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. Nosso grafite é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Grafite em ambiente- Casa Cor Santa Catarina

Grafite em ambiente- Casa Cor Santa Catarina

Com diversos expoentes já consagrados, a arte de rua, antes marginalizada e desvalorizada hoje já circula por museus e grifes famosas. Um dos nomes mais importantes do cenário nacional é dos irmaos Gustavo e Otavio Pandolfo, mais conhecidos como Osgemeos. Os desenhos de homens e mulheres amarelos espalhados por todo o mundo são facilmente identificados, uma marca registrada da dupla. Ter um grafite deles na sala é, para mim, criar um ambiente único. Traz uma linguagem totalmente diferente para o ambiente além das cores vivas que se aplicam muito bem com ambientes e móveis de cores mais básicas.

Osgemeos: grafite do Brasil que conquistou o mundo

Osgemeos: grafite do Brasil que conquistou o mundo

Homens amarelos- Osgemeos

Homens amarelos- Osgemeos

Grafite- Osgemeos

Grafite- Osgemeos

Tikka Meszaros e Gen Duarte são dois dos grafiteiros mais conhecidos do país. Desenhos de peixes e sereias são seus favoritos. Gosto muito de seus trabalhos pois sempre tem muita cor e trazem vida para o ambiente.

Peixe grafitado por Gen Duarte e Tikka Meszaros

Peixe grafitado por Gen Duarte e Tikka Meszaros

Grafite por Gen Duarte e Tikka Meszaros

Grafite por Gen Duarte e Tikka Meszaros

Também muito conhecido pelos seus grafites, Vermelho Steam é grafiteiro, ilustrador de quadrinhos, cenógrafo e escultor. Desenhista compulsivo, o artista mistura fantasia e realidade, a partir de um universo icônico, jogando com uma atmosfera antagônica na qual utiliza elementos divertidos, misteriosos, ingênuos, obscuros e delicados.

Na minha opinião, seu trabalho é apaixonante. Tem um ar “angelical” muito interessante para quem gosta do grafite mas não aqueles muito “chocantes”.

design-zag_post_grafite-em-domicilio_vermelho-steam

Imaginário mundo de Vermelho Steam

design-zag_post_grafite-em-domicilio_vermelho-steam_02

Grafite- Vermelho Steam

design-zag_post_grafite-em-domicilio_vermelho-steam_01

Vermelho Steam

Para Nick Alive, artista paulistano, o grafite, em sua vida, é fundamental. Suas criações são coletivas e sofrem interferências direta tanto de passantes quanto de outros artistas.
O tema principal de todo seu trabalho é o espírito, a busca pela paz, os padrões e símbolos usados sempre remetem ao centro, os seres abordados são andróginos, permitindo assim uma maior liberdade de definições por parte de quem vê sua obra.

design-zag_post_grafite-em-domicilio_nick-alive

Grafite- Nick Alive

design-zag_post_grafite-em-domicilio_nick-alive_03

Grafite em parede por Nick Alive

design-zag_post_grafite-em-domicilio_nick-alive_02

Grafite em parede lateral de escada- Nick Alive

design-zag_post_grafite-em-domicilio_nick-alive_01

Grafite PB- Nick Alive

No grafite internacional, Kurt Wenner é um dos nomes mais conhecidos. Americano do estado de Michigan, começou como artista gráfico aos dezesseis anos, trabalhou na NASA como ilustrador de projetos espaciais e paisagens extra- terrestres. Hoje mora na Itália onde estudou desenho figurativo e foi o primeiro a usar essa técnica ilusionista nas ruas. Ele foi ainda mais reconhecido após um documentário feito pela National Geographic chamado “Mestre do Giz”.
Wenner se especializou em criar ilusões de ótica nas calçadas de dezenas de cidades do mundo. Gosto muito do seu trabalho; é impressionante. Seu grafite choca pois parece real, tem profundidade. Muito interessante para uma decoração moderna, “clean”.

design-zag_post_grafite-em-domicilio_kurt-wenner

Grafite na sala- Kurt Wenner

Grafite ilusionista- Kurt Wenner

Grafite ilusionista- Kurt Wenner

design-zag_post_grafite-em-domicilio_kurt-wenner_03

Mural por Kurt Wenner

ZAGDICAS

  • O grafite, se aplicado em paredes de ambientes sociais como a sala de estar, escolher apenas 1 parede.
  • Em quartos, escolher grafites com tons mais suaves pois o excesso de cores vibrantes pode causar algum tipo de perturbação.
  • Para um ambiente grafitado, escolher mobiliário mais “clean“.
  • OsGemeos e Kurt Wenner possuem sites onde, quem tiver interesse, pode entrar em contato.
  • Para entrar em contato com Gen, Tikka, Vermelho Steam, acesse suas páginas no facebook . Já Nick Alive tem um blogspot. Os links para todos eles estão ai encima.
DestaquesInterioresTendências

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *